TEMÁTICA DO BLOG

Este blog não tem qualquer finalidade religiosa, mas sim artística, histórica e cultural de um dos cemitérios mais famoso do mundo, o Cimetière du Père-Lachaise de Paris. A metodologia geral será a historia do cemitério, as celebridades nele sepultadas, a arte arquitetônica e escultural dos túmulos e mausoléus, bem como algumas curiosidades presentes.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise(1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do reiLuís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério se encontra o muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de1871.

VISITA VIRTUAL

Conheça o Cemitério virtualmente, é só clicar e viajar pelas dependências de um dos Cemitérios mais famoso do mundo, usando os seguintes recursos:

1 - Visão panarâmica em 360°, é só seguir a seta e fará um tour pelas alamedas do cemitério.

2- Indice das Sepulturas: Distribuidos em ordem alfabética, é só clicar e escolher a personalidade ali sepultada, o mapa indicará com uma cruz o exato local onde se encontra. Poderá também pesquisar o nome.

3 - Poderá também ser pesquisado pelo nome no sistema de "procura"

4 - Mapa com toda a discriminação das ruas existentes.

5 - Relação das divisões a que pertence a sepultura

6 - O sistema tem "zoom", onde poderá aumentar os mapas.

O BLOG ESTÁ SENDO REFORMATADO

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

MARECHAL SUCHET - Arte Tumular - 078 - Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France













ARTE TUMULAR 
 Monumento tumular em forma retangular, em mármore, ricamente decorado com diversas alegorias em relevo Encimando o monumento um busto do Marechal encontra-se num nicho envolvido por uma guirlanda aberta, simbolizando a vitória. Na parte frontal, um anjo semi-nu em relevo., reverencia o túmulo. Nos outros lados coroas representando o império.   Todo o conjunto é envolvido por um gradil de bronze.
Local: Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France
Plot: Division 39
 Fotos: findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
Louis-Gabriel Suchet, Duque de Albufera (Lyon, 2 de Março de 1770 - Marselha, 3 de Janeiro de 1826) foi um militar francês. Participou nas Guerras revolucionárias francesas e nas Guerras Napoleônicas. Recebeu o título de Marechal do Império em 1811.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: