TEMÁTICA DO BLOG

Este blog não tem qualquer finalidade religiosa, mas sim artística, histórica e cultural de um dos cemitérios mais famoso do mundo, o Cimetière du Père-Lachaise de Paris. A metodologia geral será a historia do cemitério, as celebridades nele sepultadas, a arte arquitetônica e escultural dos túmulos e mausoléus, bem como algumas curiosidades presentes.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise(1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do reiLuís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério se encontra o muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de1871.

VISITA VIRTUAL

Conheça o Cemitério virtualmente, é só clicar e viajar pelas dependências de um dos Cemitérios mais famoso do mundo, usando os seguintes recursos:

1 - Visão panarâmica em 360°, é só seguir a seta e fará um tour pelas alamedas do cemitério.

2- Indice das Sepulturas: Distribuidos em ordem alfabética, é só clicar e escolher a personalidade ali sepultada, o mapa indicará com uma cruz o exato local onde se encontra. Poderá também pesquisar o nome.

3 - Poderá também ser pesquisado pelo nome no sistema de "procura"

4 - Mapa com toda a discriminação das ruas existentes.

5 - Relação das divisões a que pertence a sepultura

6 - O sistema tem "zoom", onde poderá aumentar os mapas.

O BLOG ESTÁ SENDO REFORMATADO

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

HONORÉ DE BALZAC - Arte Tumular - 02 - Cimetière du Père -Lachaise, Paris, França





Busto

Nome no pedestal

Vista lateral


Vista frontal do tumulo

Livro com a pena

Ramo de palma
ARTE TUMULAR
Base tumular sextavada em granito decorada. Na parte inferior um ramo de palma em bronze representando a vitória em vida., abaixo está gravado o nome da sua esposa que também está sepultada nesse local. No centro onde ergue-se o pedestal, há um livro de bronze que significa a sua predestinação como escritor com uma pena . Sobre o pedestal em forma retangular com as arestas cortadas ergue-se o busto em bronze de Balzac numa expressão meditativa Ainda no pedestal uma cruz latina simbolizando a divisória entre a vida e a morte, a encruzilhada. Todo o conjunto é cercado por um gradil decorado em bronze.
AUTOR: Pierre Jean David, mais conhecido como «DAVID d’ANGERS » ( Angers , 12 março de 1788- Paris , 5 de janeiro de 1856), foi um escultor francês.
LOCAL: Divisão 46
FOTOS: Connie Nisinger, CB Mijsen, Jim Liwoo
Descrição Tumular:HRubiales

PERSONAGEM
HONORÉ DE BALZAC (Tours, 20 de maio de 1799 — Paris, 18 de agosto de1850) foi um romancista francês.
Morreu aos 57 anos de idade.

BIOGRAFIA
Filho de Bernard François Balssa, administrador do hospício de Tours, e de Anna Charlotte Sallambier, Honoré de Balzac foi o primeiro de três crianças (Laure, Laurence e Henry). Henry-François era, de longe, seu favorito.
O pai de Balzac, Bernard François, foi nomeado diretor da Primeira Divisão militar em Paris e a família se instalou na rua do Templo, no Marais; bairro de origem da família. Em 04 de novembro de 1816, começa a cursar Direito e obtém o diploma de bacharel três anos mais tarde. Ao mesmo tempo, tem aulas particulares teóricas na Sorbonne. Passou este período na casa do procurador Jean-Baptiste Guillonnet-Merville, um amigo da família e amante das letras.
Nasceu no departamento francês de Indre-et-Loire e em 1849, com a saúde debilitada, viajou para a Polônia para visitar Eveline Hanska (1801-1882), uma rica dama polaca com quem se correspondeu mais de 15 anos. Em 1850, três meses antes da morte de Balzac, eles casaram-se.
Tendo-se tornado num dos maiores nomes do realismo na literatura, as suas obras são, no entanto, cunhadas sobre a tradição literária do romantismo francês. Sua A Comédia Humana (La comédie humaine), que reúne oitenta e oito obras, procura retratar a realidade da vida burguesa da França na sua época.
Os hábitos de trabalho de Balzac tornaram-se lendários - escrever cerca de quinze horas por dia, impulsionado por um sem-número de xícaras de café, o que aumentaria o risco de um ataque cardíaco. Com uma produção volumosa, é freqüente que se apontem pequenas imperfeições em sua obra - o que, no entanto, não é suficiente para retirar de muitas delas o epíteto de obras-primas.

ESTILO
A prosa realista de Balzac e seu fôlego como um retratista quase enciclopédico de sua época sobrepujam eventuais características menos invejáveis de seu estilo e o posicionam como um bastião da literatura francesa.
Balzac foi sepultado no cemitério do Père Lachaise, em Paris, e seu jazigo conta com uma estátua realizada por Auguste Rodin. O discurso foi feito por Victor Hugo.

A COMEDIA HUMANA
A Comédia Humana, que conta com oitenta e oito obras, a maior parte romances e contos, é um retrato de uma época com seu conjunto de personagens fictícios e reais que chegou a proporcionar o comentário de que "Balzac estaria competindo abertamente com o Registro Civil".

ESCRITOS POLÍTICOS
Formado advogado, Balzac acreditava em uma monarquia constitucional, e em uma aristocracia de tipo feudal, a qual ele dizia ser o intelecto do sistema social. Escreveu um panfleto em favor da primogenitude, e declarava não acreditar nos "direitos do homem", na igualdade humana, ou na habilidade das massas e do povo de se autogovernarem. Ele afirmava "Um só homem deve ter o poder de fazer leis."

MORTE
Morreu repentinamente de um ataque cardíaco.

FONTE: pt.wikipedia.org
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: