TEMÁTICA DO BLOG

Este blog não tem qualquer finalidade religiosa, mas sim artística, histórica e cultural de um dos cemitérios mais famoso do mundo, o Cimetière du Père-Lachaise de Paris. A metodologia geral será a historia do cemitério, as celebridades nele sepultadas, a arte arquitetônica e escultural dos túmulos e mausoléus, bem como algumas curiosidades presentes.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise(1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do reiLuís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério se encontra o muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de1871.

VISITA VIRTUAL

Conheça o Cemitério virtualmente, é só clicar e viajar pelas dependências de um dos Cemitérios mais famoso do mundo, usando os seguintes recursos:

1 - Visão panarâmica em 360°, é só seguir a seta e fará um tour pelas alamedas do cemitério.

2- Indice das Sepulturas: Distribuidos em ordem alfabética, é só clicar e escolher a personalidade ali sepultada, o mapa indicará com uma cruz o exato local onde se encontra. Poderá também pesquisar o nome.

3 - Poderá também ser pesquisado pelo nome no sistema de "procura"

4 - Mapa com toda a discriminação das ruas existentes.

5 - Relação das divisões a que pertence a sepultura

6 - O sistema tem "zoom", onde poderá aumentar os mapas.

O BLOG ESTÁ SENDO REFORMATADO

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ETIENNE ROBERTSON - Arte Tumular - 080 - Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France




















Alegorias simbolizando a morte


Alegorias de uma série de balões


ARTE TUMULAR
Magnifico monumento tumular de cerca de 4 metros de altura em granito decorado em estilo clássico. No topo do túmulo ha um esquife,  ladeado por uma série de anjos e crânios. O esquife é coberto por um manto que representa proteção. Na parte inferior frontal, um painel com o seu nome e datas gravados. De cada lado, há um painel  em relevo com cenas de balonismo e do outro, também em relevo, cenas fantasmagóricas. Na parte inferior em formato ovalado a porta de entrada.

Local: Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France
Plot: Division 8

Fotos:  CB meijsens.net/graveyart, Wikipidea
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
Étienne-Gaspard Robert (1763–1837), mais conhecido por "Robertson", foi um proeminente ilusionista , mágico físico e balonista belga e um influente colaborador da phantasmagoria.
Foi descrito por Charles Dickens como "an honourable and well-educated showman".[1] Juntamente com seu pioneirismo nas técnicas de projeção para seus shows, Robert foi também físico e afinado balonista num momento de grande desenvolvimento na aviação.
Morreu aos 74 anos de idade.;

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Nascido em Liège, Robert estudou em Leuven e tornou-se professor de física, especialista em óptica. Ele foi um ávido pintor e pretendia ir morar na França, com o intuito de uma carreira artísitica.Em 1790 ele muda-se para Paris e mantém-se como pintor e desenhista.

Em 1796, durante a Revolução Francesa e três anos após a declaração da guerra entre França e a Grã-Bretanha, Robert entrou em tratativas com o governo francês e propõe um método de queimar os navios da marinha real britânica. Baseado no mito dos espelhos de Arquimedes, ele queria empregar grandes espelhos para dirigir quantidades intensas de luz solar nas embarcações de aproximação. O governo não aceitou sua sugestão.

Robert experimentou em várias áreas da física, dando demonstrações públicas sobre sua pesquisa no galvanismo e sistema óptico nos idos de 1790 e no começo da década de 1800 adiantados.

PHANTASMAGORIA
 Robert criou uma nova forma de mostrar a ilusão em 1793, através da lanterna mágica de Paul de Philipsthal. Philipsthal foi um dos pioneiros nas performances e shows nesse sentido, e com seu conhecimento de óptica, Robert viu o real potencial do que viria a ser "phantasmagoria". Seus conhecimentos em pintura também igualmente provariam ser um recurso significativo no desenvolvimento de sua obsessão recém-adquirida.

FANTOSCÓPIO
Robert leu os trabalhos de Athanasius Kircher e estêve particularmente interessado na lanterna mágica, nova forma de projetar imagens. Ele criou sua própria versão do dispositivo com diversas melhorias, adicionando lentes ajustáveis e um sistema móvel da carruagem que permitiria que o operador mudasse o tamanho da imagem projetada. Igualmente tornou possível projetar diversas imagens diferentes que usam mais de uma placa de vidro pintado. A exposição resultante obteve um efeito muito espectral , especialmente quando em uma atmosfera esfumaçada. Com isto o operador tinha a habilidade de manipular as imagens projetadas de uma posição despercebida.
Em1799, após refinar o sistema, recebeu uma patente para sua lanterna , nomeando-a Fantoscópio.

SHOWS
Robert desenvolveu um show de phantasmagoria baseado em torno de seu sistema de projeção e do uso de outros efeitos e técnicas. Robert escreveu as cenas , que envolviam atores e ventriloquismo ao lado de suas projeções, criando uma impressão de forma fantasmagórica  Robert usou diversos dispositivos da projeção e uma variedade de maneiras, incluindo a projeção traseira e a projeção em grandes partes de gaze encerada e revestida (que dá à imagem uma aparência mais translúcida). Ele também usou fumaça e espelhos para disfarçar os mecanismos em seus shows. Suas habilidades da pintura permitiram que criasse descrições exatas de heróis franceses famosos tais como Jean-Paul Marat, Voltaire, e Jean-Jacques Rousseau.

BALONISMO
Robert foi um afinado balonista , que projetou alguns balões em diferentes países ao redor do mundo. Em 18 de julho de 1803, em Hamburgo, Hamburg obteve recorde de altitudes ( para a época) em montgolfière. Ele tambem gastou muitos vôos em investigações meteorológicas.

Os dois vôos de Robertem balões de hidrogênio , na cidade de Hamburgo, e o terceiro em São Petersburgo foram clamados coo "científicos" por ele mesmo. De fato, ele fez numerosas observações: observações do barômetro e do termômetro, em formas e em alturas de formações da nuvem, no comportamento dos pára-quedas em alturas diferentes, na evaporação do éter, nas propriedades elétricas de materiais diferentes e do ar, no comportamento de uma agulha magnética, no ponto de ebulição da água em grandes alturas, na propagação sadia, na influência das altas altitudes em animais (pombos e borboletas), na força da radiação solar, no espectro solar, nas propriedades da gravidade, na composição química do ar e na pressão do ar.

Não obstante, a examinação próxima das mostras dos resultados, muitas contraditórias em relação as leis de física, foram sabidas já na altura dos vôos. O prof. L.W. Gilbert discutiu os resultados publicados por Robert em seu Annalen der Physik   e mostrou o porque que Robert estava errado. Por exemplo, Robert diz que uma escala de mola com pesos unidos mostrou um peso mais baixo na altura em comparação à terra. Tal efeito é existente, mas torna-se somente aparente nas alturas superiores de 70.000 pés.

No ano de 1806, em uma audiência para 50.000 pessoas, incluindo a família real, no castelo de Rosenborg em Copenhagen, Robert voou todo o caminho para Roskilde - um feito notável para aquele tempo. O evento impressionou Hans Christian Ørsted, um físico dinamarquês influente que escreveu uma série de poemas sobre o vôo.

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