TEMÁTICA DO BLOG

Este blog não tem qualquer finalidade religiosa, mas sim artística, histórica e cultural de um dos cemitérios mais famoso do mundo, o Cimetière du Père-Lachaise de Paris. A metodologia geral será a historia do cemitério, as celebridades nele sepultadas, a arte arquitetônica e escultural dos túmulos e mausoléus, bem como algumas curiosidades presentes.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise(1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do reiLuís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério se encontra o muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de1871.

VISITA VIRTUAL

Conheça o Cemitério virtualmente, é só clicar e viajar pelas dependências de um dos Cemitérios mais famoso do mundo, usando os seguintes recursos:

1 - Visão panarâmica em 360°, é só seguir a seta e fará um tour pelas alamedas do cemitério.

2- Indice das Sepulturas: Distribuidos em ordem alfabética, é só clicar e escolher a personalidade ali sepultada, o mapa indicará com uma cruz o exato local onde se encontra. Poderá também pesquisar o nome.

3 - Poderá também ser pesquisado pelo nome no sistema de "procura"

4 - Mapa com toda a discriminação das ruas existentes.

5 - Relação das divisões a que pertence a sepultura

6 - O sistema tem "zoom", onde poderá aumentar os mapas.

O BLOG ESTÁ SENDO REFORMATADO

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

GERDA TARO - Arte Tumular - 028 - Cimitière du Perè-Lachaise, Paris, França





ARTE TUMULAR
Base tumular construída com blocos de granito em formato retangular. Sobre o tampo um simples bloco retangular, com o seu nome e datas gravados serve como lápide. Ainda sobre a laje, ao lado da lápide,  destaca-se a escultura em mármore de uma pomba simbolizando a singeleza e a paz. No canto um vaso vazio representando a separação do corpo da alma.

Local: Cimetière du Perrè-Lachaise, Paris, França
Divisão 97
Descrição tumular: Helio Rubiales



PERSONAGEM
Gerda Taro ou Gerta Pohorylle (1910 - 1937) foi fotógrafa, jornalista e anarquista. Registrou a Guerra Civil Espanhola em fotos que hoje marcam a memória daqueles eventos.
Morreu acidentalmente atropelada por um tanque no fronte de batalha durante um ataque das tropas franquistas.
Morreu aos 27 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Gerda Taro cujo nome de batismo era Gerta Pohorylle, nasceu em 1 de Agosto de 1910 em uma família de prósperos judeus poloneses que viviam na Alemanha, na região de Stuttgart. Apesar de sua origem burguesa, desde muito jovem, começou a participar de movimentos de contestação e manifestações trabalhistas. Com a chegada dos nazistas ao poder, e por já ter sofrido uma detenção, decidiu fugir com uma amiga para Paris, França. Em Paris conheceu por casualidade Andre Friedman, um judeu húngaro que tentava ganhar a vida como fotógrafo. Gerda e Andre se fizeram noivos, e Andre a ensinou sues conhecimentos de fotografia. Devido às necessidades financeiras pelas quais passavam, e pelos trabalhos que lhes recusavam, lhes ocorreu uma ideia curiosa. Inventariam um personagem chamado Robert Capa, que supostamente era um renomado fotógrafo recém-chegado dos Estados Unidos para trabalhar na Europa. Com tamanha fama, Capa vende suas fotos através de seus representantes: Friedman e Pohorylle, ao triplo do preço que um fotógrafo francês. Este truque funciona perfeitamente e em pouco tempo recebem montes de encomendas e por fim ganham dinheiro.
NA ESPANHA
 Em 1936 com o começo da Guerra Civil Espanhola, mudam-se para a Espanha para cobrir o conflito. Tanto ela como Capa acabam testemunhando diferentes episódios da guerra, convivendo com anarquistas e comunistas nas frentes de batalha, realizando reportagens que rapidamente eram publicadas em revistas como a "Regards" e "Vu". As experiências vivenciadas durante o conflito marcam profundamente a ambos, enquanto ele assume uma posição política cada vez mais marxista ela passa a se considerar abertamente anarquista. De início a marca "Capa" era utilizada indistintamente por ambos. Logo se produz um certo distanciamento entre eles e Andre Friedman assume o nome de "Robert Capa" para si. Do trabalho solo de Gerda, sua reportagem mais importante tratou da primeira fase da Batalha de Brunete. Gerda foi testemunha do triunfo republicano nesta primeira fase da batalha. A reportagem em questão foi publicada na "Regards" em 22 de Julho de 1937 rendendo a Gerda grande prestígio. No entanto pouco depois as tropas franquistas iniciariam um feroz contra-ataque, e Gerda decidiu voltar ao fronte de batalha em Brunete, ali assistiu aos terríveis bombardeamentos da aviação nacional e realizou muitas fotografias, colocando em risco sua vida em várias ocasiões. Naquela ocasião os republicanos foram derrotados, sendo que milhares deles acabaram mortos.

MORTE
Gerda Taro perdeu a vida em um absurdo acidente voltando do fronte de batalha. A fotógrafa havia subido no estribo do carro do General Walter (membro das Brigadas Internacionais). De repente aviões inimigos passaram dando rasantes, lançando bombas e atirando com metralhadoras a baixa altitude, fazendo com que o comboio em pânico buscasse manobrar desordenadamente. Acidentalmente um tanque republicano acabou por golpear Gerda Taro, derrubando-a do carro e esmagando seu corpo. Gerda agonizante, foi trasladada com urgência ao Hospital El Goloso de El Escorial, onde morreu em poucas horas, em 26 de julho de 1937. Tinha apenas 27 anos. Seu corpo foi trasladado para Paris, onde recebeu todas as honras como uma heroína republicana passando a ser considerada um símbolo do fotojornalismo revolucionário e mártir da luta antifascista.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: