TEMÁTICA DO BLOG

Este blog não tem qualquer finalidade religiosa, mas sim artística, histórica e cultural de um dos cemitérios mais famoso do mundo, o Cimetière du Père-Lachaise de Paris. A metodologia geral será a historia do cemitério, as celebridades nele sepultadas, a arte arquitetônica e escultural dos túmulos e mausoléus, bem como algumas curiosidades presentes.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise(1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do reiLuís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério se encontra o muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de1871.

VISITA VIRTUAL

Conheça o Cemitério virtualmente, é só clicar e viajar pelas dependências de um dos Cemitérios mais famoso do mundo, usando os seguintes recursos:

1 - Visão panarâmica em 360°, é só seguir a seta e fará um tour pelas alamedas do cemitério.

2- Indice das Sepulturas: Distribuidos em ordem alfabética, é só clicar e escolher a personalidade ali sepultada, o mapa indicará com uma cruz o exato local onde se encontra. Poderá também pesquisar o nome.

3 - Poderá também ser pesquisado pelo nome no sistema de "procura"

4 - Mapa com toda a discriminação das ruas existentes.

5 - Relação das divisões a que pertence a sepultura

6 - O sistema tem "zoom", onde poderá aumentar os mapas.

O BLOG ESTÁ SENDO REFORMATADO

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

GIOACHINO ROSSINI- Arte Tumular - 21 - Cimetière du Pére Lachaise, Paris





ARTE TUMULAR
Capela  em estilo clássico, com alegorias e portal em bronze. Encimando o portal de entrada destaca-se o seu nome  em relevo. A capela é apenas representativa, pois os restos mortais de Rossini foram transferidos para a Basílica de Santa Croce, Florença, Itália.

Local: Cimetière du Père Lachaise * Paris City of Paris Île-de-France, France
 Plot: Division 4
GPS (lat/lon):   48.86074, 2.39134









ARTE TUMULAR
Conjunto escultórico  altar, com diversos tipos de mármores com uma base tumular suportando um esquife com o seu nome gravado em relevo. Duas colunas , uma de cada lado, ricamente decoradas, sustenta uma cobertura seguida de uma arco  com saliências douradas formando um portal. No interior um circulo com fundo dourado destaca a efigie do compositor. Na base tumular inferior (solo)  destaca-se uma escultura feminina coberta por um grande manto, com a cabeça ligeiramente voltada para a representação do esquife, com as duas mãos juntas como se fizesse uma prece.

LOCAL: Basilica di Santa Croce Florence Provincia di Firenze Toscana, Italy 
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONALIDADE
GIOACHINO ANTONIO ROSSINI Pésaro, 29 de fevereiro de 1792 — Passy, Paris, 13 de novembro de 1868) foi um compositor erudito italiano, muito popular em seu tempo.
Morreu com 76 anos de idade.

BIOGRAFIA
Criou 39 óperas, assim como diversos trabalhos para música sacra e música de câmara. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Il barbiere di Siviglia ("O Barbeiro de Sevilha"), La Cenerentola ("A Cinderela") e Guillaume Tell ("Guilherme Tell").

Sua primeira esposa morreu em 1845, e em 16 de agosto de 1846, ele casou Olympe Pélissier, que tinha sentado para Vernet por seu retrato de Judith e Holofernes. Rossini distúrbios políticos obrigados a abandonar Bologna, em 1848.

Depois de viver durante um tempo em Florença ele se erradicou em Paris em 1855, transformando a sua casa em um centro artístico da sociedade.

MORTE
Ele morreu em sua casa no país Passy na sexta - feira, 13 de novembro de 1868 e foi sepultado no cemitério Père Lachaise, em Paris, França. Em 1887, os seus restos foram transferidos para a Basílica de Santa Cruz, em Florença, onde agora descansa.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales


Nenhum comentário: