TEMÁTICA DO BLOG

Este blog não tem qualquer finalidade religiosa, mas sim artística, histórica e cultural de um dos cemitérios mais famoso do mundo, o Cimetière du Père-Lachaise de Paris. A metodologia geral será a historia do cemitério, as celebridades nele sepultadas, a arte arquitetônica e escultural dos túmulos e mausoléus, bem como algumas curiosidades presentes.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise(1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do reiLuís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério se encontra o muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de1871.

VISITA VIRTUAL

Conheça o Cemitério virtualmente, é só clicar e viajar pelas dependências de um dos Cemitérios mais famoso do mundo, usando os seguintes recursos:

1 - Visão panarâmica em 360°, é só seguir a seta e fará um tour pelas alamedas do cemitério.

2- Indice das Sepulturas: Distribuidos em ordem alfabética, é só clicar e escolher a personalidade ali sepultada, o mapa indicará com uma cruz o exato local onde se encontra. Poderá também pesquisar o nome.

3 - Poderá também ser pesquisado pelo nome no sistema de "procura"

4 - Mapa com toda a discriminação das ruas existentes.

5 - Relação das divisões a que pertence a sepultura

6 - O sistema tem "zoom", onde poderá aumentar os mapas.

O BLOG ESTÁ SENDO REFORMATADO

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

VICTOR NOIR - Arte Tumular - 024 - Cimetière du Perè-Lachaise, Paris











Ereção

Lápide

ARTE  TUMULAR
Quase não chama a atenção visto de longe. Sobre uma base tumular retangular de granito destaca uma escultura em bronze no tamanho natural representando a figura de Victor Noir, que o escultor Aimé Jules Dalou procurou retratar  com todos os detalhes, um homem deitado no chão no momento em que foi abatido no duelo, com a boca semiaberta, braços jogados para cada lado, paleto desabotoado, cartola jogada ao lado. Porém o que chama mais a atenção na escultura é uma ereção bem pronunciada entre as pernas, que poderia ser considerada pelo realismo e detalhes do escultor, uma ereção pronunciada entre as pernas ,uma grande ereção post mortem, um priapismo habitual nos cadáveres de homens que foram executados. 
O seu túmulo acabou virando símbolo de fertilidade e uma série de histórias criadas no tempo. Note algumas partes da escultura, mais  claras na foto, onde normalmente as pessoas, de tanto passarem as mãos,(nariz, lábios, queixo, entre as pernas e sapatos) acabam dando um polimento natural no bronze.
Esse túmulo tornou-se um  dos monumentos mais populares para as mulheres na visita ao cemitério. O mito diz que a colocação de uma flor no chapéu superior virado para cima depois de beijar a estátua nos lábios e esfregando sua área genital irá melhorar a fertilidade 
Observação
Em 2004, uma cerca foi erguida em torno da estátua de Noir, para dissuadir as pessoas supersticiosas de tocar a estátua. No entanto, devido a supostos protestos da "população feminina de Paris", não deu resultado.
Local: Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France
Plot: Division 92
GPS (lat/lon):  48.86113, 2.39646
Autor: Aimé Jules Dalou 1870
Fotos : Findgrave
Descrição tumular: Helio Rubiales





PERSONAGEM
Victor Noir, (27 de Julho de 1848 em Attigny, Vosges - 10 de janeiro de 1870 em Paris) foi um jornalista francês que é famoso pela forma de sua morte e suas conseqüências políticas. Seu túmulo em Paris, mais tarde se tornou um símbolo de fertilidade.
Morreu aos 22 anos de idade.




SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Filho de um judeu sapateiro que se converteu ao catolicismo, nascido Salmon Yvan em Attigny , Vosges , ele adotou "Victor Noir" como seu nome de pena após o nome de solteira de sua mãe.

Ele foi para Paris e tornou-se um jornalista estagiário para o jornal La Marseillaise , de propriedade e operados por Henri Rochefort e editado por Pascal Grousset .



Disparo de Pierre Bonaparte

MORTE
Victor Noir, foi  assassinado aos 22 anos, o fato causou à época grande comoção popular, já que Victor Noir era jovem e um brilhante colunista político em ascensão e ia se casar no dia seguinte à sua morte,  o assassino foi o sobrinho do imperador Napoleão Bonaparte .

Fonte:en.wikipedia,.org
Formatação:Helio Rubiales


Nenhum comentário: