TEMÁTICA DO BLOG

Este blog não tem qualquer finalidade religiosa, mas sim artística, histórica e cultural de um dos cemitérios mais famoso do mundo, o Cimetière du Père-Lachaise de Paris. A metodologia geral será a historia do cemitério, as celebridades nele sepultadas, a arte arquitetônica e escultural dos túmulos e mausoléus, bem como algumas curiosidades presentes.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise(1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do reiLuís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério se encontra o muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de1871.

VISITA VIRTUAL

Conheça o Cemitério virtualmente, é só clicar e viajar pelas dependências de um dos Cemitérios mais famoso do mundo, usando os seguintes recursos:

1 - Visão panarâmica em 360°, é só seguir a seta e fará um tour pelas alamedas do cemitério.

2- Indice das Sepulturas: Distribuidos em ordem alfabética, é só clicar e escolher a personalidade ali sepultada, o mapa indicará com uma cruz o exato local onde se encontra. Poderá também pesquisar o nome.

3 - Poderá também ser pesquisado pelo nome no sistema de "procura"

4 - Mapa com toda a discriminação das ruas existentes.

5 - Relação das divisões a que pertence a sepultura

6 - O sistema tem "zoom", onde poderá aumentar os mapas.

O BLOG ESTÁ SENDO REFORMATADO

segunda-feira, 22 de março de 2010

JOSEPH LÉOLPOLD HUGO - Arte Tumular - 049 - Cimetière du Perè-Lachaise, Paris



File:Tombe Hugo.jpg


ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore em formato de obelisco com uma cruz latina gravada no terço médio. Na base inferior de formato quadrado, está gravado o nome do general e datas. Ladeando o monumento, uma jardineira de cada lado. Todo o conjunto é protegido por um gradil de bronze.
Local: Cimetière du Perè-Lachaise, Paris
 Divisão 27
Foto: David Conway
Descrição Tumular:Helio Rubiales

PERSONAGEM
Joseph Léopold Sigisbert Hugo (Nancy, 15 de novembro de 1773 - Paris, 29 de janeiro de 1828) foi um general do Primeiro Império Francês e conde. Foi o pai dos literatos Victor Hugo e Abel Hugo, além de Eugène Hugo.
Morreu aos 54 anos de idade



BIOGRAFIA
Era filho de um antigo ayudante do ejérctio real. Seus quatro irmãos combateram nos posteriores exércitos republicanos. Foi um simples soldado durante catorze anos, até que em 1790 foi nomeado oficial. Participou nas guerras que seguiram à Revolução Francesa.
Uniu-se em 1791 ao exército do Rin. Foi ferido nas cercanias de Maguncia, sendo enviado posteriormente como capitão a Vendée. Em Châteaubriant conheceu a Sophie Trébuchet, com a que se casou o 15 de novembro de 1797.
Seguiu os passos de José Bonaparte em Espanha. Foi nomeado geral e governador das províncias centrais (passando por Ávila, Segovia, Soria e Guadalajara). Guerreó durante três anos contra O Empecinado, conseguiu livrar a zona do Tajo das guerrilhas espanholas, restabelecendo assim as comunicações entre os corpos do exército francês. Especialmente violenta foi a batalha que se livrou, durante a Guerra da Independência espanhola, em "Peña a Águia", actual povo de Anguita (Guadalajara), onde as tropas da resistência espanhola sofreram um grave revés

MORTE
Morreu em Paris em 1828, depois de sofrer um ictus.
Fonte: pt.wikilingue.com
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales

Nenhum comentário: