TEMÁTICA DO BLOG

Este blog não tem qualquer finalidade religiosa, mas sim artística, histórica e cultural de um dos cemitérios mais famoso do mundo, o Cimetière du Père-Lachaise de Paris. A metodologia geral será a historia do cemitério, as celebridades nele sepultadas, a arte arquitetônica e escultural dos túmulos e mausoléus, bem como algumas curiosidades presentes.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise(1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do reiLuís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério se encontra o muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de1871.

VISITA VIRTUAL

Conheça o Cemitério virtualmente, é só clicar e viajar pelas dependências de um dos Cemitérios mais famoso do mundo, usando os seguintes recursos:

1 - Visão panarâmica em 360°, é só seguir a seta e fará um tour pelas alamedas do cemitério.

2- Indice das Sepulturas: Distribuidos em ordem alfabética, é só clicar e escolher a personalidade ali sepultada, o mapa indicará com uma cruz o exato local onde se encontra. Poderá também pesquisar o nome.

3 - Poderá também ser pesquisado pelo nome no sistema de "procura"

4 - Mapa com toda a discriminação das ruas existentes.

5 - Relação das divisões a que pertence a sepultura

6 - O sistema tem "zoom", onde poderá aumentar os mapas.

O BLOG ESTÁ SENDO REFORMATADO

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

LUIGI CHERUBINI - Arte Tumular - 084 - Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France










ARTE TUMULAR

Base tumular retangular tendo na parte inferior varias inscrições. Na cabeceira tumular ergue-se uma construção em granito formando um portal, com duas colunas, uma de cada lado encimado por uma cobertura com o seu nome gravado. No topo duas esculturas representando uma concha simbolo da ressurreição. No interior do portal em relevo, uma figura feminina com uma lira na mão, representando a musica, coroando postumamente o busto em relevo do compositor . A parte da frente, um gradil de ferro protege o tumulo. 


Autores Achille-René-François Leclèr e Augustin Dumont 1842.
Local Cimetière du Père Lachaise Paris City of Paris Île-de-France, France
Plot: Division 11, #8
Fotos Findagrave
Descrição Tumular- Helio Rubiales



PERSONAGEM
Luigi Maria Cherubini (Florença, 14 de setembro de 1760 — Paris, 15 de março de 1842)  foi um compositor Italiano que viveu e trabalhou em França[
Morreu aos 81 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Sua instrução na música começou com seis anos de idade com seu pai, Bartolomeo. Considerada uma criança prodígio, Luigi estudou contraponto estilo e dramático em uma idade precoce. Até ao momento tinha treze anos, e compôs várias obras religiosas. Em 1780 foi premiado com uma bolsa de estudos pelo Grão-Duque da Toscana para estudar música em Bolonha e Milão. Cherubini escreveu cedo ópera com libretos usados por Apostolo Zeno, Metastasio (Pietro Trapassi), e outros que adere ao padrão das convenções dramáticas.

MORTE
Cherubini morreu em Paris aos 81 anos e foi enterrado no cemitério do Père Lachaise, a apenas quatro metros de seu amigo Chopin. Seu túmulo foi projetado pelo arquiteto Achille Leclère e inclui uma figura que representa "Music", coroando um busto do compositor com uma coroa de flores pelo escultor Augustin Dumont.

Fonte -  pt Wikipedia.org
Formatação -  Helio Rubiales

Nenhum comentário: