TEMÁTICA DO BLOG

Este blog não tem qualquer finalidade religiosa, mas sim artística, histórica e cultural de um dos cemitérios mais famoso do mundo, o Cimetière du Père-Lachaise de Paris. A metodologia geral será a historia do cemitério, as celebridades nele sepultadas, a arte arquitetônica e escultural dos túmulos e mausoléus, bem como algumas curiosidades presentes.

HISTÓRIA DO CEMITÉRIO

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu sua denominação em homenagem a François d'Aix de La Chaise(1624-1709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do reiLuís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério se encontra o muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de1871.

VISITA VIRTUAL

Conheça o Cemitério virtualmente, é só clicar e viajar pelas dependências de um dos Cemitérios mais famoso do mundo, usando os seguintes recursos:

1 - Visão panarâmica em 360°, é só seguir a seta e fará um tour pelas alamedas do cemitério.

2- Indice das Sepulturas: Distribuidos em ordem alfabética, é só clicar e escolher a personalidade ali sepultada, o mapa indicará com uma cruz o exato local onde se encontra. Poderá também pesquisar o nome.

3 - Poderá também ser pesquisado pelo nome no sistema de "procura"

4 - Mapa com toda a discriminação das ruas existentes.

5 - Relação das divisões a que pertence a sepultura

6 - O sistema tem "zoom", onde poderá aumentar os mapas.

O BLOG ESTÁ SENDO REFORMATADO

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

PAUL BAUDRY AIMÉ - Arte Tumular - 056 - Cimetière du Perè Lachaise, Paris











ARTE TUMULAR 
Monumental conjunto escultórico em granito e  estatuário em bronze; composto por uma base em granito em forma de esquife onde uma escultura de uma mulher coberta por uma túnica,  com uma guirlanda a seus pés, representando a vitória , em bronze , em profundo estado de lamento  da morte sobre o esquife, onde se vê uma prancha de pintura com um ramo de palmeira entrelaçado, também em bronze, com alusão à pintura.  O Ramo de palma representa o exito sobre a morte. No fundo, ergue-se uma base retangular em granito com o busto em bronze do pintor, ladeado por um grande anjo alado envolvendo o busto, como se o protegesse. Por trás dessa alegoria, há uma grande parede em granito com as inscrições do nome e datas do pintor
Local:  Cimetière du Perè Lachaise, Paris
Divisão 4
Crédito fotos:cb meijsen.net/graveyart

Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONALIDADE
Paul Jacques Baudry Aimé (*La Roche,França,1828- + Paris, 1886)
Pintor e decorador francês, representante do academismo no segundo Império. Foi membro da Academia de Belas Artes de Paris. Um de seus trabalhos, foi a decoração e afrescos do saguão de Ópera de Paris.

Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: